Dúvidas – Serigrafia e Estamparia

O que é Dúvida
Dúvida é o substantivo feminino que indica um estado de incerteza em relação à realidade ou hesitação entre duas coisas.
Em alguns casos, dúvida pode ser sinônimo de suspeita e ceticismo.
Quando uma pessoa tem dúvida sobre alguma coisa, normalmente procura alguém que possa esclarecer essa dúvida. Ex: Estava com dúvidas sobre o meu imposto de renda, por isso liguei para o meu contabilista.

Saiba o que é serigrafia e muito mais
Serigrafia, também conhecido como silk-screen ou impressão a tela, é um processo de impressão à base de estêncil na qual a tinta é forçada através de um crivo fino para o substrato abaixo dela. As telas foram feitas originalmente de seda e, por este motivo, o nome de origem grega – seri (seda) e gráfia (escrever ou desenhar).

Comentários

  1. rodrigo disse:

    Li em algum lugar, que é necessário passar umas espécie de cola na parte interna camiseta pra ficar junto do papelão ou compensado pra camisa não sair grudar quando passar a tela com a tinta, vc confirma isso?

    1. Jota Batista disse:

      Sim, no caso da camiseta você vai precisar de um berço ou seja um apoio para que a camiseta fique corretamente esticada e para não correr o risco da camiseta levantar grudada na tela após passar a primeira demão de tinta, é necessário de que se passe um cola específica para serigrafia na base, ou seja o berço.

    2. admin disse:

      isso mesmo, é necessário passar a cola no berço para que a mesma fixa e não levante ao ser aplicada a tinta com rodinho. o nome da cola é tack ou cola permanente.

    3. OSWALDO disse:

      A minha dúvida é em relação ao spray usado para enegrecer o fotolito, pode ser usado no papel vegetal?

      1. admin disse:

        sim pode ser usado em papel vegetal sem problemas e na impressão laser…

  2. sammer disse:

    Essa luz colorida utilizada na camara escura é uma lampada colorida normal?? Ou tem algum tipo de lâmpada específica?

    1. admin disse:

      essa luz é chamada luz de bolinha, ideal utilizar abaixo de 40w.

  3. flavio disse:

    ” traços finos mais tempo do que os de traços grossos. Apague as luzes e retire a tela..”

    Qual é o correto?

    1. admin disse:

      sim porem vai varias bem pouco com relação ao tempo de exposição normal da mesa de luz…

  4. demostenes disse:

    to com uma duvida em relaçao a arte final, tem pessoas que imprimem em papel normal( A, depois passam oleo( nao sei se de cozinha ou de maquinas pra lubrificar), quero saber se realmente da certo essa tecnica? pq tenho uma arte pra fazer com letras bem pequenas, pra um cartao de visita, e tb nao tenho como impressora a lazer, posso fazer essa tecnica e nao comprometer a minha matriz emulsionada? caso de pra fazer, como é feito?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentario. voce pode utilizar esta tecnica sem problema funciona sim porem devido aos custos de impressão que estão cada vez mais acessiveis não sei se seria tão interessante.

  5. matheus disse:

    ola, gostaria de saber qual ou quais programas voces usam para fazer a art. obrigado pela colaboração

    1. Jota Batista disse:

      Eu uso o corel draw mas existe um programa extremamente simples para criar pequenas artes e até algumas mais elaboradas (só depende da sua criatividade) chamado PhotoScape, ele é 100% gratuito e pode ser baixado pelo Baixaki.

  6. richard disse:

    Ola!
    estou com um problema, quando vo estampar a camisa, parte da tinta fica grudada no quadro e a estampa fica toda falhada, isso acontece com mais frequencia na tinta branca e tecido preto

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      a tinta branca entope mais mesmo, tente ver se ela esta bem diluida e veja tambem com relação a gramatura do seu tecido na tela, se for muito fechado exemplo 77 fios acima tende a acontecer isto mesmo, veja tambem se realmente a tela ficou bem gravada.

  7. marcelo disse:

    quero saber como faz, depois de gravar a tela para tirar totalmente o sensibilizante da tela pra não ficar entopindo, como eu faço?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentario. utilize removedor de emulsão ou a tradicional qboa ou cloro ativo deixe de molho e apos utilize a vap – maquina de alta pressão.

  8. Alexandre disse:

    Estou tendo um problema na hora de revelação da tela: Exponho a minha tela por min, mas não faz nem cocegas na tela… Aumentei para min e nada! Mandei confeccionar uma matriz para analisar os acabamentos e a qualidade da tela para tomar como referência e percebi que a minha tela ficou bastante escura em relação à confeccionada pela empresa.

    Preparei a minha emulsão com 10% de sensibilizante e apliquei na tela. Deixei secar naturalmente para fazer a gravação no outro dia, tem algum problema nisso?

    Notei também que minha mistura ficou rala, é normal?

  9. Helton disse:

    Queria muito que voces me ajudassem em dois pontos
    -tenho que fazer uma pintura com duas cores(duas telas)em uma camiseta.como faço para marcar as telas e fazer a pintura no berço comun,não sei como é a tecnica?
    não sei se marco a tela,o papel, o berço,eu ja coloquei os parafusos na tela.
    -como lavo bem as telas depois do uso?uso solvente ou nao…tentei esfregar de leve com uma esponja mais tirei a emulsão…

    1. admin disse:

      1-voce imprimir os fotolitos de cada cor separados e depois monta no berço e marca na tela.

      2-deixe sua tela dimolho no cloro ativo, qboa ou agua sanitaria, jogue um jato forte de agua de preferencia com a vap, depois se precisar deixe de molha em solvente. e jogue agua e por ultimo passe alcool

  10. FGF disse:

    me ajudem como fazer o registro de cores?

  11. caio disse:

    Eu deixo aproximadamente 5mins em minha mesa de 10 lampadas tubulares de 100wats. O desenho fica marcado passo agua nos 2 lados e começo o processo com o jato d’agua. Demora um pouco para sair mais começa, so que alguns detalhes eu perco…vejo a marca faço uma pressão da porra com a mangueira e não consigo tirar aquele detalhezin, acabo desistindo será que é necessario usar a maquina de altapressão ? ou seira o tempo de exposição a luz ?

  12. Guilherme disse:

    Ola. uma dúvida. Posso colocar emulsão em uma tela e guardá-la para revelar depois?

    1. admin disse:

      sim porem ela deve ficar longe da luz e o tempo de secagem é de 30 a 60 minutos dependendo do seu clima..

  13. Glayson disse:

    agora tirem-me uma duvida, a mesa de luz sem o papel aluminio é melhor???

    1. admin disse:

      é indicado não se colocar papel aluminio porem conheço pessoas que tem e funciona, porem não indico…

  14. Daniel disse:

    Olá, gostaria de saber se existe algum macete pra endureçer a tinta a base de água, estou com tintas muito liquida e não ta sendo legal, pois escorre muito. Desde já obrigado.

    1. admin disse:

      da mesma forma que voce pode deixar a tinta mais mole com diluente, pode ser feito endurecimento com aditivo.

  15. Anderson disse:

    gostaria de saber se existe algum padrão para imprimir a arte final para revelação da matriz para as costas? Se puderem ajudar eu agradeço.

    1. admin disse:

      não, na verdade nem se precisa imprimir frente e costas… somente frente já funciona.

  16. Val disse:

    Amigo me ajude, após passar a emulsão duas vezes por fora e uma por dentro coloco para secar por uns minutos e uso o secador de cabelo no morno e depois de seco faço a gravação, mas na hora de lavar esta saindo tudo na agua. devo deixar secar ao tempo? passar mais emulsão? ou o tempo de gravação esta pouco( minutos a cm com halogeneo de w)?

  17. Bella disse:

    Olá!
    Comprei uma tela pronta, apenas passo a tinta. Mas a letra N acabou ficando com uma das “pernas” sem vazar. Tem como arrumar ou a tela já era?

    1. admin disse:

      tente jogar um jato de agua forte se não vazar já era ai somente uma nova gravação. porem quando for estampar deixe uma estopa do seu lado com agua ao emtupir ja passe na hora.

  18. Sandro disse:

    estou começando a fazer tela mais estou quebrando a cabeça ja tentei varias vezes, eu estou usando a emulsão dualfilm sp, tela , goia de saber se vc pode me ajudar, o problema é que quando passo agua na tela pra revelar aparece tudo certo mais quando vou abrir com jato de agua começa a sair a emulsão do desenho e em varias partes da tela o que pode ser?
    Eu estou tentando fazer telas para adesivos de unhas com desenhos bem detalhados!

  19. cdr disse:

    estou tentando sem sucesso gravar uma tela de fios, mesa 100w, emulsão pronta, segundo o vendedor não necessita misturas, é uma arte simples, deixo por 3min e seg, e na hora de passar água em alguns pontos a emulsão escorre até sair completamente da tela, o que pode ser?

  20. sandro disse:

    minha dúvida é na hora de escolher qual cor será o fundo branco, depois de separar as cores em CMYK, preciso escolher uma pra fazer o fundo branco, qual seria? Grato.

    1. admin disse:

      seu fundo deve ser toda sua arte em branco..

  21. Carlos disse:

    Onde acho os produtos para preparar a emulsão nas telas, Estou pretendendo eu mesmo fazer umas camisetas de onde trabalho e só essa parte ainda não entendi.

    1. admin disse:

      telesilk.com ou na sua cidade procure no google por produtos para serigrafia em “nome da minha cidade.”

  22. Rafael disse:

    boa noite estou com um nylon e tinta base d agua super cobertura hidrotex cobertura mais esta saindo tudo borrado onde estou errando . obrigado

    1. admin disse:

      se esta borrando é porque esta passando muita tinta.
      1-muita pressão do rodinho.
      2-muiltas mais de tinta.
      3-tela muito aberta para o tipo de arte..
      4-tinta muito diluida.

  23. Rafael disse:

    boa noite qual a tinta mais indicada para estampar caixa de de pizza ? obrigado

  24. FGF disse:

    Bom dia! goia de saber sobre retardador gel da gênesis ou aditivo gel, pois quando trabalho com mais de uma cor fica secando na tela, qual das duas é melhor? obrigado.

    1. admin disse:

      os 2 vão fazer a mesma função… porem se trabalha com a tinta genesis indico o produto genesis para retardar a secagem…

  25. Spirit disse:

    Posso passar a tinha com uma cartão e não com o rolo próprio para isso?

    1. admin disse:

      sim claro, a função do roda é somente prensar a tinta atraves da tela…

  26. Spirit disse:

    ESTOU COM UM PROBLEMA QUANDO VOU VAZAR OS DESENHOS ACABA DESGRAVANDO A DELA … OQ ESTOU FAZENDO DE ERADO POR FAVOR AJUDAS…

    1. admin disse:

      tenho um post no site onde mostro os 5 erros mais comuns da gravação de tela.

  27. Sidney disse:

    QUAL MELHOR LAMPADA WATTS PARA MESA DE GRAVAÇÃO NA QUAL UTILIZAREI TECIDOS DE E FIOS PARA PEQUENOS DESENHOS DE A CM ?

    1. admin disse:

      a melhor lampada é u.v depois dela indico a lampada halogena…

  28. Anne disse:

    Estou planejando começar uma estamparia de camisas. Já fiz todas as pesquisas possíveis, comprei o nylon fios, tinta à base d’água para mono e policromia, solvente, sensibilizante, blusas, montei a mesa de luz, comprei as molduras e montei as telas. Já fiz cursos de photoshop, sei transforar as artes em CMYK, tabelas de angulação, imprimir com retículas, fazer marcação etc. Acho que a da teoria e o básico já da pro gasto.
    Mas ai encontrei um problema e estou a dois dias batendo cabeça para solucionar: o berço de impressão. Tenho anos e não disponho de muito dinheiro no momento, pesquisei pela minha cidade e não encontrei nenhum lugar que vendesse o berço. Fui na internet e tive uma base de que ele sairia a uns , mas sem o frete.
    Queria saber se vocês não sabem uma maneira, provisoria, de fazer um berço com materias de baixo custo?
    O que vocês usaram como primeiro berço de impressão?

    1. admin disse:

      a telesilk tem berços apartir de 50,00 reais.. é melhor comprar um pronto devido a medidas e etc..

  29. Gladstone disse:

    Ola bom dia, gostaria de saber se tem algum problema colocar na mesa de revelaçao aquelas lampadas de 100w incandecente pelo menos delas para dar ao todo 1000w? tem algum problema? ou o melhor de todas as lampadas é aquelas de refletor?

    1. admin disse:

      pode ser elas porem o refletor é mais consistente que todas juntas… porem teste se achar que fica bom…

  30. Adilson disse:

    Olá! qual a tinta para aplicar o silk em borracha de chinelo e quantos fios a tela devera ter?

    1. admin disse:

      eva print, 90 fios.

  31. Gladstone disse:

    gostaria de saber se pode ter em uma mesa de revelaçao o vidro de 6 milimetros? poderia ser menos de 3 milimetros tambem? é por que eu tenho um vidro mais fino.

    1. admin disse:

      sem problema…

  32. Pedro disse:

    Pessoal, goia de algumas dicas por gentileza.
    Trabalho com nylon branco de 120 fios para estampar em metal, porem quando estampo a marca do nylon fica no metal, sem contar que algumas letras não saem direito, e fica alguns serrilhados também.
    Me disseram que o nylon amarelo da um resultado melhor, com a Emulsão vinílica rosa,olhando para a tela a gravação está normal o problema é quando vou silkar no metal, me disseram também para usar um rodo amarelo de hs não sei mais o que fazer.

    1. admin disse:

      o nylon 120 é muito fechado experimente o 90 ou100 e o rodinho tem que ser com a borracha fina.

  33. Pedro disse:

    a distancia da lampada com o vidro é de 10 CM com um minuto e meio revela muito bem, agora preciso descobrir o porque a segunda de mão de Emulsão está grudando, outra coisa estou usando a mesma emulsão, ou tem que aplicar uma e preparar outra? ou posso secar a tela e esperar minutos e usar a mesma emulsão já preparada?na segunda aplicação apliquei dos dois lados será que foi isso?

    1. admin disse:

      voce tem que aplicar a emulsão na mesma hora a segunda mão. faça uma primeiro deixe pronta e depois a outra.

  34. Elys disse:

    boa noite, posso fazer a tela com o tecido chamado voal, pois ñ achei o naylon. Ele serve?

    1. admin disse:

      nunca utilizei voal porem pode ser feito teste se a impressão funcionar ok, os mais indicados são nylon e poliester. se o voal ficar bem esticado ok…

  35. Gladstone disse:

    fiz uma tela mais nao sei o problema dela coloquei para revelar deixei min para revelar na mesa de cm de altura como vc disse, mais quando eu tirei para lavar ficou muito dificil de tirar as partes do desenho, mais quando saiu nao saiu perfeito ficou muitos cantos falhados e outros cantos nem saiu, e algumas letras ficaram tipo despedaçadas entao minha tela estragou. Goia de saber aonde foi que errei? se foi na medida de emulsao e sensibilizante? ou no tempo de revelaçao?

  36. FELIPE disse:

    Pessoal tenho uma duvida, a marca de registro do fotolito fica gravada na matriz como contorno esse problema.

    1. admin disse:

      passa um pouco de emulsão sobre ela e deixe secar. pronto.

  37. Marcio disse:

    Gostaria de saber se posso misturar tintas da mesma marca para compor novos tons. Outra coisa é o uso de pigmentos. Eu consegui uns potes de pigmentos mas não sei como usa-los e nem em que produto tinta devo misturar. Eu uso tintas base d’água e tecido % algodão ..

    1. admin disse:

      simples, adicione um pouco de uma na outra e misture ate ficar homogenia e de uma mesma cor.
      paga utilização de pigmentos utilize a tinta clear branca.

  38. Soares disse:

    gostaria de saber o que fazer para limpar a tinta que secou nas letras da minha tela,pois quando vou estampar as letras saem todas falhadas,o que fazer para limpar sem estragar a tela?

    1. admin disse:

      para tintas base solvente limpe com o solvente especifico da marca, e na tinta base solvente utilize uma estoca com agua mesmo… passando bem leve de uma lado e do outro…

  39. Daniel disse:

    consigo fazer a tela sem problemas mas quando passo pra camiseta a imagem fica duplicada(fantasma) na segunda demão, as vezes noto que tinta passa pra parte da frente e espalhando e borrando a camiseta. Qual seria o problema mais óbvio? A impressão que tenho é que a tela() não segura a tinta e deixa passar um pouco.

    1. admin disse:

      creio que este problema de imagem duplicado ou espelhado é com relação ao encaixe da tela que não esta certo no seu berço por isso a tela esta mechendo porem deve verificar tambem se sua cola esta fixando bem sua camiseta.

  40. Anilton disse:

    olá a todos, sou novo no ramo, aprendi muitas coisas com as dicas postadas neste blog, estou enfrentando problemas ao transferir a tinta para o tecido, principalmente com a cor branca na maioria dos casos na parte da tarde quando o calor aumenta, uso retardador gel e as vezes adiciono 2% de agua filtrada para diluir um pouco a tinta mas mesmo assim entre uma rodada e outra entope, sei que a solução definitiva seria ar condicionado mas isso aumetaria muito o custo de produção, uso nylon fios, faço silk na maioria das vezes com traços fino e chapados, dede já agradeço.

    1. Nashawn disse:

      mucho gusto su trabajo.

  41. kaio disse:

    Gostaria de saber se o calor influencia nas características da emulsão e do sensibilizante , pois tenho uma certa dificuldade de gravar telas no verão, visto que onde moro é muito quente. Isto procede?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      sim , o calor influencia da mesma forma que a claridade.

  42. Ninov disse:

    gostaria de saber quais lojas onlines vc compram tintas, lojas com boa reputação e bons preços, moro em Belo Horizonte e aqui não tem muitas lojas físicas especializadas em serigrafia. grato .

    1. admin disse:

      uma boa loja para produtos de serigrafia é a telesilk.com.br

  43. Ninov disse:

    Gostaria de tirar uma duvida sobre estampa em monocromia. O desenho tem bastante detalhes, com qtos fios é a malha ideal? Com quantos lpi faço a arte final? Existe uma tinta recomendada para monocromia?

    1. admin disse:

      faça em 60 ou 77 fio, 45lpi, nylon ou poliester funciona normalmente, a tinta correta é tinta cromia..

  44. Dino disse:

    Serigrafia em tecido que estica (cotton), é possível? Qual a tinta indicada?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      sim é possivel em tecidos que estica porem mesmo utilizando a tinta ideal a durabilidade não é grande quanto em algodao, poliester e etc.

      procure tinta para cotton ou viscolycra

  45. CAco disse:

    Não entendi como se passa o desenho para as telas, alguem pode explicar?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      simples a tela é exposta a luz, e na propria tela tem uma emulsão sensivel em geral aos raios U.V dai na frente da tela vai ficar seu diapositivo ou mais conhecido como fotolito, dai no local onde esta seu fotolito não vai secar tanto quando nos outros lugares dai quando você jogar agua a emulsão amulesse ocorrendo o processo de revelação.

  46. camila disse:

    Ola, estou pesquisando curso de estamparia no Rj. Poderia por favor me indicar algum lugar tao bacana quanto esse de Sp? Obrigada desde ja!

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..

      temos um curso online que vai bem de encontro a suas necessidades e você pode aprender do básico ao intermediário dessa técnica.

  47. camila disse:

    Oi
    Estou com um problema nas minhas estampas, pois, elas estão desbotando após a primeira lavagem.

  48. thiago disse:

    Estou com um problema nas minhas estampas, pois, elas estão desbotando após a primeira lavagem.
    O que você indicaria para isso não ocorrer mais?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..

      não entendi muito bem essa questao de desbotando!
      isso ocorre na tela ou na camiseta?

  49. raissa disse:

    gostaria de saber qual tinta não deixa na camisa aquele aspecto de plastico… ou aquele aspecto duro que quando lavavada a camisa a estampa fica rachada.

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      o fato de rachar a tinta na camiseta não é culpa somente da tinta e sim quase sempre de não secar da maneira correta a tinta e dar a cura no silk.

  50. fabio disse:

    Olá, gostaria de saber mais detalhe sobre o secador, deu uma procurada rápida e não encontrei na internet. Obrigado.

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..

      o nome do secador é secador termico, encontrado em casa de materiais para silk e serigrafia.

  51. ana disse:

    Suponhamos que eu compre o quadro e o tecido para (55 fios) para montar minha tela em casa. Eu conseguiria ter o mesmo resultado de uma tela comprada pronta?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      sim conseguira ter um resultado bastante semelhante, porem tome um pouco de cuidado na hora de tencionar o nylon…

  52. rafaela disse:

    goia de saber para camisetas de silk screen e melhor que seja do material de algodao ou Poliester?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      qualquer um dos 2 materiais adere bem ao silk, porem o algodão o produto fica mais bonito.

  53. andressa disse:

    Olá, gostaria de saber se para utilização da tinta epoxi sobre o papel, é necessário alterar algo na produção da tela.

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      não é somente a tela normal com emulsão base solvente

      obs. utilize a técnica fora de contato.

  54. Douglas Tsudano disse:

    Olá Jean,
    Eu gostaria de saber qual é o programa que você utiliza para separar as cores, e como faz? Você poderia fazer um vídeo detalhado sobre isso!!
    Obrigado desde agora!!!

    1. admin disse:

      Eu utilizo o corel draw, se inscreva em nosso canal que vou começar a postar dicas sobre isso amanha.

    2. admin disse:

      obrigado pelo comentário..

      eu utilizo o corel draw, porem você pode utilizar o photoshop. qualquer um dos 2 você vai conseguir fazer sem problemas.

  55. MONICA disse:

    OLA SE EU FIZER UMA MESA DE MADEIRA QUAL A VOLTAGEM DAS LAMPADAS QUE POSSO USAR? E QUANTO TEMPO?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..
      você pode utilizar lampadas halogenas de 500w ou de 1000w, a uma distancia média de 30cm com tempo de 1minutos em média.

  56. Luis disse:

    No caso qual a tipo de tinta uso para chinelos?

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentario. tinta eva print.

  57. Alcir Lentino disse:

    Até agora a unica duvida que tenho é quanto a luz utilizada na hora de emulsionar a tela, branca ou amarela?

    1. admin disse:

      a luz que pode ficar ligada na hora de emulsionar é uma luz com baixa potencia de raios u.v mais facil comprar com nome de lampada de bolinha de 15 ou 40w no maximo.

  58. Alcir Lentino disse:

    Jean Carlos, como faço para imprimir numa camiseta uma imagem com vários tons do branco ao cinza, se puderes eu agradeço.

    1. admin disse:

      é só criar a arte no corel ou photoshop em tons de cinza, imprima o fotolito e manda v…

  59. Alex disse:

    olá Gean, posso deixar minha tela secar naturalmente após emulsionar? Se sim, isso vale para a secagem após a pintura da camiseta também?

    1. admin disse:

      sim para as 2 opções, o tempo de secagem da emulsão é em torno de 30 minutos, porem depende do seu local de trabalho se é muito ou pouco quente. no caso das camisetas pode secar ao ar sim se for pintado com tinta hidrocryl ou outra que tenha secagem ao ar, no caso de plastisol não funciona secagem ao ar…

  60. paulo henrique coutinho disse:

    Deus te abençoe com as suas dicas estou conseguindo fazer devagarinho as coisas,
    eu vou trabalhar com sacolas plasticas, eu fiz tudo direitinho a minha tela teria de ser de quantos fios???

    1. admin disse:

      dependendo da sua arte fio 90 funciona blz… se for muito pequena a arte coloca no fio 100.

  61. CRISTIANE disse:

    o que eu faço pro desenho nao ficar grudando depois da blusa pintada

    1. admin disse:

      não entendi sua duvida poderia explicar melhor….

  62. Gedean disse:

    Bom dia Jean,
    Tenho acompanhado sua dicas e tem ajudado muito, gostaria de saber se vc ministra um curso so de cromia.

    Uma duvida, na preparação da negativa preciso colocar em CMYK 100% todas ou deixo na % que o corel apresenta?

  63. geraldo de ramos lopes disse:

    gostaria por favor jean.que espricasse as medidas da caixa de luz.a distancia da lampada ao vidro.quatas lampadas são ea voltagem.obrigado.

    1. admin disse:

      as medidas da caixa de luz vão depender do tamanho da tela que você deseja revelar porem um tamanho medio de 80×70 é um bom tamanho.

      com relação a distancia da luz, vai depender tambem do tamanho que você deseja gravar na tela porem em média 30 a 40 cm funciona bem, e com relação a voltagem luz pode ser U.V ou HALOGENA uma potencia de 1000W para halogena e 300W ou 500W para UV.

  64. Qual o nome da cola q se ultiliza para fixar a camisa no berço?

  65. welton batista silva disse:

    BOM DIA JEAN CARLOS!!! PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER E PARABENIZA-LO, PELOS SEUS VIDEOS, QUE TEM ME AJUDANDO MUITO AKI NO MEU NEGOCIO!! VAMOS LÀ; UMA DAS MINHAS DUVIDAS, ESTA RELACIONADA Á QUESTÁO DA ARTE, E SEPARAÇÃO CORES? EU VEJO TUTORIAIS, USANDO O PHOTOSHOP!!!! QUAL DEVO USAR? PHOTOSHOP OU COREW? OBRIGADO.

  66. filipa disse:

    oi gente .
    como eu consigo diferenciar uma camiseta que foi elaborada em serigrafia e outra que foi em estampagem normal? como eu as distingo?

  67. Augusto Soares disse:

    Olá, estou tendo problemas em silkar camisetas pretas com tintas branca, estão saindo todas falhadas, ja fiz com a tinta sem diluição e com diluição usado o gel. A tela esta com nyllon 55. estou usando rodo de poliuretano amarelo e secando bem entre uma mão e outra, mas esta falhado mesmo assim. O que estou fazendo de errado.

  68. Ilca de Araújo disse:

    Gostaria de saber, se quando utiliza uma camiseta, a necessidade de lavar ela antes de passar o silk screen ou não? ou depois que passou silk screen? ou esperar secar com flash cure, secador ou por tempo mesmo e só embalar?

  69. Leônico Rodrigues disse:

    Bom dia…
    Estou com um problemão. Após a pintura da estampa na camisa, quando vou armazenar as estampas grudam 1 na outra, existe alguma forma para evitar esse tack das estampas, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite um Orçamento!

(62) 98436-7361 / 3945-8955