Nunca é tarde para empreender

1.002 Gostei 15 de maio de 2015

garcia

Nunca é tarde para empreender. E o marceneiro aposentado Hermenegildo Garcia, 86 anos, prova isso na prática, diariamente. Há três anos, ele criou um jogo para facilitar o aprendizado da tabuada entre crianças, chamado de O X da Questão. O sucesso na empreitada foi tanto que agora ele tem planos de lançar outro jogo para ajudar na alfabetização infantil.

Garcia começou a projetar o jogo nos fundos de casa, para ocupar a cabeça. No local, ainda estão as primeiras edições do jogo, espalhadas em mesas. O X da Questão é composto por peças, um tabuleiro e fichas para calcular e preencher pontos. Os primeiros jogos eram feitos manualmente e levavam um dia para ficar prontos.

Para o empreendedor, foi essa mão de obra para produzir os joguinhos que impulsionou a empresa. Aconselhado pelo filho e sócio, Fábio Garcia, 51 anos, que é designer e publicitário, ele procurou o programa de aceleração do Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), do governo de Minas Gerais. A ideia era aproveitar o potencial do jogo e levá-lo ao mercado. Em novembro de 2013, o projeto foi aprovado pela aceleradora e ganhou outra cara.