O que é serigrafia

118 Gostei » 29 de outubro de 2014 »

Bom Pessoal aqui é Jean Carlos e este é nosso primeiro post no site serigrafiaemgoiania.com que tem o intuito de fornecer conteúdo relevante para profissionais da área de silk screen, pessoas curiosas ou interessados em fazer o curso para Desenvolver ou criar um negócio próprio nesta area. Então primeiramente vamos a história do silk screen.

História

O processo de serigráfia existe desde os tempos modernos no oriente médio, porem primeiramente com o estêncil (pl. estênceis, em inglês stencil) para a aplicação de padrões (modelos, espaços sequenciais) em tecidos, móveis e paredes.

Já na China os recortes em papel (cut-papers) não eram só usados como uma forma independente de artefato, mas também como máscaras para estampa, principalmente em tecidos.

silk screen historia

No Japão o processo com estêncil alcançou grande notabilidade no período Kamamura quando as armaduras dos samurais, as cobertas de cavalos e os estandartes tinham emblemas aplicados por esse processo. Durante os séculos XVII e XVIII ainda se usava esse tipo de impressão na estamparia de tecidos. Aos japoneses é atribuída a solução das “pontes” das máscaras: diz-se que usavam fios de cabelo para segurar uma parte na outra.

No Ocidente registra-se no século passado, em Lyon, França, o processo (de máscaras, recortes) sendo usado em indústrias têxteis (impressão a la lyonnaise ou pochoir) onde a imagem era impressa através dos vazados, a pincel. No início do século registravam-se as primeiras patentes: 1907 na Inglaterra e 1915 nos Estados Unidos, e o números de impressos comerciais cresceu muito. Na América, os móveis, paredes e outras superfícies eram decorados dessa maneira.

As barreiras e definições estabelecidas que tratavam a serigrafia como “manifestação gráfica menor” só foram eliminadas no fim dos anos 1950, início dos 1960. O grande responsável por isso foi o processo fotográfico utilizado através da serigrafia e novos conceitos e movimentos artísticos, além do avanço tecnológico (ver Pop art, Op art, Hard-edge, Stripe, Color-field, Minimal Art). Os primeiros artistas que se utilizaram do processo procuravam tornar mais naturais e menos frias as impressões. Foram ressaltados, entre outros, dois pontos básicos da técnica: (1) sua extrema adaptabilidade que permite a aplicação sobre qualquer superfície inclusive tridimensional, muito conveniente para certas tendências artísticas (2) e suas especificidades gráficas próprias, ou seja características gráficas que apenas a serigrafia pode proporcionar.

Conceito

“Silk Screen é a arte de prensar a tinta através da tela vazada utilizando um rodinho!” JEAN  CARLOS

 

silk screenSerigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela (Matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A “gravação” da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.

É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).

Fontes: Wikipedia / Google

 

TAGS:

Comentários

  1. Mario disse:

    Muito bom este post, gostei da forma que explicou tomara que tenha mais…..

    1. Enrique disse:

      otimo tudo que voce fala… parabens…

  2. evelyn disse:

    ótima postagem…

  3. goose women disse:

    moro no canada… estou pesquisando pois quero montar um negocio quando voltar ao brasil….

  4. filipe disse:

    ótimo post, você tem algum tipo de curso???

  5. Sara Tavares Sampaio disse:

    Interrssante!
    Vou aprender para ajudar meu pai.
    Estou gostando muito em conhecer esse ramo.

    1. admin disse:

      obrigado pelo comentário..

  6. Romario disse:

    onde posso fazer o curso de serigrafia?

  7. carlos disse:

    Muito bom, gostei muito, eu quero fazer um curso de serigrafia mas não sei onde fazer vc conhece algum lugar em Goiânia que eu possa fazer um curso? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *